E os carros mais seguros em cada segmento, em 2017, foram…

A Volkswagen teve um desempenho brilhante nos testes de segurança efectuados pelo consórcio EuroNCAP, com os modelos lançados durante 2017, ganhando o título de melhor da sua categoria em três dos seis segmentos premiados! O EuroNCAP faz a ressalva que haveria mais segmentos mas que os modelos testados foram tão poucos que não fazia sentido estabelecer um "ranking"… Polo, T-Roc e Arteon foram considerados os mais seguros nos respectivos segmentos, tendo ainda o Opel Crossland X, o Volvo XC60 e os Subaru XV e Impreza (estes no mesmo segmento) como outros vencedores.

Já se sabe que os "crash-tests" do EuroNCAP são a referência europeia para julgar da segurança passiva dos automóveis que vão sendo lançados no mercado. No ano passado foram sujeitos a embates frontais "offset" (só do lado do condutor) numa barreira deformável e em cheio numa barreira rígida, a embates laterais e ao temível embate lateral num poste. São, depois, julgados em função da protecção dos ocupantes adultos e crianças, mas também da forma como conseguem dar alguma protecção aos peões em caso de atropelamento e ainda em relação aos sistemas de segurança activa com que contam nos equipamentos de série.

É no peso de todos estes itens que sai a nota final. E que determinou que o novo VW Polo fosse considerado o mais seguro dos utilitários, enquanto o Opel Crossland X, apesar de ser um SUV citadino, foi nomeado o monovolume compacto mais seguro. Parabéns para a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, que fabrica o SUV compacto mais seguro, dos testados em 2017, com a vitória do VW T-Roc! Já nos SUV grandes, a Volvo voltou a dar provas da sua dedicação à segurança, triunfando com o novo XC60.

Por fim, a Subaru fez um "dois em um", conseguindo tanto com o XV como com o Impreza, triunfar entre os familiares médios. Nos executivos, a vitória voltou a sorrir à Volkswagen, com o imponente Arteon a obter um grande resultado. O EuroNCAP destacou o facto de os sistemas de detecção de peões com travagem automática já equiparem 82% dos carros testados em 2017, fazendo parte do equipamento de série em 62%, um significativo avanço quando se sabe que os atropelamentos continuam a ser uma das maiores causas das mortes em acidentes rodoviários!

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